terça-feira, 16 de março de 2010

Eu, você, elas...

Acabo de ler uma notícia no site Terra sobre a nova abordagem de algumas marcas com suas propagandas. Fato que me deixa imensamente feliz, já que nem todo mundo tem o biotipo de uma modelo. Não que isso seja uma crítica a profissão e nem às pessoas providas desse biotipo, é apenas uma forma de expressar que em cada mulher existe a individualidade e que não deve haver apenas um tipo de padrão universal para a beleza.


"Marcas apostam em campanhas com pessoas reais"
texto de Michelle Achkar para o site Terra

A moda está tentando se aproximar mais dos consumidores. Prova disso são as discussões por um padrão de beleza mais real nas passarelas dos desfiles e as campanhas em que estrelam gente normal em vez de top models ou celebridades. É o caso das marcas de lingerie Liz e Jogê, da Iódice Denim, no Brasil, e da Benetton.
A Jogê realizou uma seleção entre consumidoras da marca por meio do seu site e fotografou 20 mulheres para a campanha inverno 2010. A ideia não foi em prol da democratização do padrão de beleza, mas sim contar histórias que mostra o vínculo das consumidoras com a marca, que tem 40 anos de mercado.
A assinatura da campanha tem lá ares de bandeira: somos muitas, somos únicas. Nas imagens, mulheres de diversas gerações e perfis diferentes posam para a marca.


Para sua campanha de produto, a marca contratou a modelo Daniela Freitas, fotografada por André Passos. A Liz escolheu as estrelas de um filme publicitário por meio de um concurso cultural.
Consumidoras contaram suas experiências ao usar um modelo de lingerie adequado ao seu tipo de corpo e tiveram que escrever uma frase a respeito sob o mote "Eu Quero Contar Pra Todo Mundo!".
O filme, que foi gravado em São Paulo nesta semana, será veiculado no próximo mês em lojas e quiosques da marca.


A Benetton, marca que já causou muita polêmica com suas campanhas, busca agora pessoas reais para as imagens da coleção inverno 2011. A empresa italiana está convidando pessoas de todo o mundo a participar dessa seleção, colocando perfil e fotos no site da marca esta terça (16).
As fotos ainda serão usadas num livro sobre a marca e os eleitos ganharão um vale-compras.


A Iódice também anunciou que fotografaria uma pessoa comum, escolhida entre os que contassem uma história real sobre sua vida. A imagem faria parte da comunicação da linha Iódice Denim inverno 2010, que dá sequência a fotos já feitas por Jacques Dequeker mostrando pessoas reais em atitudes reais, com grafiteiro, escritora, baterista, maquiadora e DJs, dentro da campanha "Sua Verdade".

Concordam comigo?




2 comentários:

  1. Concordo sim. Aliás o texto no site da Lilian Pacce está ótimo. Vale a pena ler sim. Inclusive, entre os leitores do site, ele gerou comentários interessantes. Beijos. Mariene.

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