terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

GRAINS DE BEAUTÉ



Poderia ser um iluminador da Bourjois, mas não....é o cd da Céu, com direito a primeiro lugar na lista de melhores cds de 2009 da Rolling Stones!

Voltei para um mais um post sobre música... não sei se comentei, mas sou mais levada por Literatura, Cinema, Música, sex, opa! Basicamente, tudo isso que alimenta a alma do ser humano. Vez ou outra, posso postar umas dicas de maquiagem e moda, afinal, eu também sou uma mulher tangível (embora ainda aprendiz da Paulão)!

Achei a obra muito parecida com a do primeiro CD, vejam bem, é um novo trabalho, portanto diferente, mas na mesma linha hippie reggae style, é claro. Contudo, mais maduro, mais intenso e ao mesmo tempo, delicado. A Céu sempre abre o cd com uma música breve. Em Céu, é a Vinheta Quebrante, um pequeno instrumental e no Vagarosa, Sobre o amor e seu trabalho silencioso, que emenda na próxima música, Cangote:

Vai pegar feito bocejo
O que so sentido vê
Instigado num lampejo
Despertado pelo beijo
Que o baile parou para ver
Da marchinha fez-se silencio
No silencio escutei
Uma disritmia em meu coração
Que se instalou de vez...

Incrível um versinho desse em 2010, onde tudo é pop, silicone saindo pela culatra e dancinhas até o chão.

A nossa paulistana Maria do Céu Whitaker Poças é daquelas pessoas cujas almas não cabem em si e se exteriorizam em música e poesia. Filha da artista plástica Maria Carolina Whitaker - a Carolina Carol Bela do Jorge Ben - e Edgard Poças, produtor musical (Balão Mágico), Céu desenhava muito na adolescência Todos achavam que ela puxaria mais para o lado da mãe, mas, para a nossa sorte, ela caiu na música.

Minha paixão pela Céu vem desde que descobri a malemolência da moça, no primeiro CD, Céu, lançado em 2005, com produçao de Beto Villares e colaboração de Antônio Pinto; temos aí 15 músicas deliciosas, uma mistura de samba, um pé no jazz e um balanço peculiar, com assinatura na maioria das letras e músicas.

Passaram-se anos para o lançamento do segundo cd, o fantasma da afirmação do artista e do estilo. Se bem que uma artista como Céu não devia estar preocupada, depois de ter na sua lista hits que a consagraram como Lenda, Roda, 10 Contatos, Mais um Lamento, O Ronco da Cuica e até a coragem de regravar Bob tão graciosamente. Também houve, nesse meio tempo, casório e o nascimento da filha Rosa Morena.

Mas veio então em 2009, assinado por Villares, Gustavo Lenza, Gui Amabis e sim ela, o Vagarosa. Fica nítido o crescimento, mas o talento continua impecável.

Continuou firme nas composições e acertou em cheio nas parcerias: Luiz Melodia, o grande Pérola Negra em Vira Lata; Lúcio Maia continuou nas guitarras, como no primeiro cd, mas na faixa 9, Rosa Menina Rosa (Jorge Ben), trouxe Los Sebozos Postiços, que são, com ele: Pupilo, Dengue, Bactéria, Gustavo, Da Lua e Du Peixe. Sim amigos, um prato cheio para os seguidores da Nação;
Também temos Curumin, Negresko Sis, Thalma de Freitas, B Negão, Gigante Brazil e o maridao Gui Amabis e outros talentos.

Pergunta que não quer calar: onde ela acha tempo para ser esposa, mãe, compositora, produtora e lançar o cd na Europa?

Sem mais, o disco tem que ser deliciado naquele dia que voce acorda sem compromisso, sem pressa, pé no chão e tacinha de vinho para relaxar (cada um relaxa como pode, livre!). Mas um aviso: quem não ouvir vai acabar com o nome na boca do sapo!


Sobre o amor e seu trabalho silencioso L/M Céu
Cangote L/M Céu
Comadi L/M Céu, M: Beto Villares
Bubuia L/M Céu, Anelis Assumpção e Thalma de Freitas
Nascente L: Siba, M: Céu
Grains de Beaute L/M Céu, M: Beto Villares
Vira Lata L/M Céu
Papa L/M Céu
Ponteiro L/M Céu
Cordão da Insônia L/M Céu
Rosa Menina Rosa L/M Jorge Ben
Sonâmbulo: M: Céu, Serginho Machado, Bruno Buarque, Lucas Martins, DJ Marco e Guilherme Ribeiro / L: Céu)
Espaçonave L: Céu, M: Céu e Fernando Catatau

Postado por Juliana Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário