terça-feira, 13 de abril de 2010

Dia do beijo


Hoje é comemorado o Dia do beijo. Não se sabe ao certo quando isso começou e o verdadeiro motivo. Sendo assim, nosso blog trata de explicar alguns dos diversos motivos para você comemorar e entender mais sobre o assunto.

"Os mais antigos relatos sobre o beijo remontam a 2.500 a.C., nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia. Diz-se que na Suméria, antiga Mesopotâmia, as pessoas costumavam enviar beijos aos deuses.

Na Antiguidade também era comum, para gregos e romanos, o beijo entre guerreiros no retorno dos combates. Era uma espécie de prova de reconhecimento. Aliás, os gregos adoravam beijar, mas foram os romanos que difundiram a prática. Os imperadores permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, e os menos importantes as mãos. Os súditos podiam beijar apenas os pés. Eles tinham três tipos de beijos: o basium, entre conhecidos; o osculum, entre amigos; e o suavium, ou beijo dos amantes.

Na Escócia, por exemplo, era costume o padre beijar os lábios da noiva ao final da cerimônia. Acreditava-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção. Já na festa, a noiva deveria beijar todos os homens na boca, em troca de dinheiro.

No século XV, os nobres franceses podiam beijar qualquer mulher. Na Itália, entretanto, se um homem beijasse uma donzela em público, era obrigado a casar imediatamente.

No latim, beijo significa toque dos lábios. Na cultura ocidental, ele é considerado gesto de afeição. Entre amigos, é utilizado como cumprimento ou despedida; entre amantes e apaixonados, como prova da paixão. Mas é também um sinal de reverência, ao se beijar, por exemplo, o anel do Papa ou de membros da alta hierarquia da Igreja.

No Brasil, D. João VI introduziu a cerimônia do beija-mão: em determinados dias o acesso ao Paço Imperial era liberado a todos que desejassem apresentar alguma reivindicação ao monarca. Em sinal de respeito, tanto os nobres, como as pessoas mais simples, até mesmo os escravos, beijavam-lhe a mão direita antes de fazer seu pedido. Esse hábito foi mantido por D. Pedro I e D. Pedro II.

Na literatura, temos o beijo de Romeo e Julieta. No conto do Príncipe Encantado, a princesa dá um beijo ao sapo, transformando-se este em príncipe. Em Dom Casmurro, de Machado de Assis, o protagonista Bentinho começa seu romance com Capitu com um beijo enquanto ele penteava os cabelos da jovem. "
(fonte Wikipédia)





Romeu e Julieta

A dama e o Vagabundo



Meu primeiro amor


Diário de uma paixão



Curiosidades:
- 29 músculos são ativados em um beijo apaixonado
- o coração dispara, podendo passar de 70 para 150 batimentos por minuto
- o corpo se aquece queimando até 15 calorias
- a pressão arterial sobe
- são trocadas 250 bactérias junto com a saliva
- os resíduos da sua saliva permanecem por três dias na boca de quem você beijou anteriormente
- uma pessoa troca, em média, 24 mil beijos (de todos os tipos, dos maternais aos apaixonados e até roubados) ao longo de sua vida
- segundo pesquisadores norte-americanos, a saliva que se troca em um beijo "profundo" facilita a digestão e tem efeitos benéficos sobre as defesas do organismo
- beijar acalma, já que o nível de serotonina no cérebro (substância neurotransmissora que dá a sensação de euforia e relaxamento) aumenta nessa hora.
E você, tá esperando o que? Vai logo beijar.rs.

Um comentário: