segunda-feira, 10 de maio de 2010

Receita de final de semana

Ontem, como era dia das mães, eu e minhas irmãs resolvemos nos arriscar na cozinha. Só assim mesmo, porque eu até que gosto de cozinhar, mas é uma trabalheira tão grande que não tenho pique e dom todos os finais de semana.

Eu e a Bel (minha irmã gemea que mora comigo) fizemos uma Torta de Cebola como entrada.

Segue a receita (é da Ana Maria Braga, se não der certo podem reclamar com o "Mais Você", hehe):

Massa:
10 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
1 colher de sopa bem cheia de margarina
1 ovo
1 pitada de sal
leite para dar liga

Misture todos os ingredientes com a mão, acrescentando leite aos poucos até a massa ficar boa. Coloque a massa numa travessa de torta abrindo com as mão. Fundo e lateral. Fure a massa com um garfo, leve ao forno para pré-assar.
PS: Essa massa é meio melequenta, parece aquelas de empada, sabe?! Então tem que ter paciência e braço pra pegar o ponto. Se tiver outra receita, use-a.)

Recheio:
5 cebolas
2 colheres de sopa bem cheias de margarina
1 caldo de carne
salsinha a gosto
1 lata de creme de leite
200 gramas de peito de peru
Queijo provolone ralado
1 colher de sopa bem cheia de amido de milho

Coloque a margarina na panela para derreter. Em seguida coloque
as cebolas cortadas. Mexa, tampe a panela para a cebola cozinhar, mexendo sempre.
Acrescente o presunto, a salsinha, o caldo de carne quando a
cebola estiver dourada. Engrosse com o amido de milho diluído com um pouco de leite. Misture.
Quando engrossar, acrescente o creme de leite e misture.
Despeje o creme na massa pré-assada. Coloque o queijo ralado por cima e leve ao forno até derreter.
PS: Sugiro que você começe cortando todos os ingredientes e deixe as cebolas para cozinhar em fogo baixo, só aí começe a massa, para não correr o risco de queimar ou ficar muito dura.


A receita deu para 8 pedaços grandes, ideal também para um jantar rápido e leve. Eu fiz umas alterações da receita inicial, até porque essa coisa de seguir a receita toda certinho também não dá certo.
Você pode acrescentar seus temperos e ingredientes favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário