quinta-feira, 6 de maio de 2010

Montando um look (parte I)


Hoje começo a montar nosso guarda-roupa. Lembrem-se que aqui vamos seguir as dicas do Tim Gun como base, e depois iremos completar com um orçamento mensal de 300 dinheiro. (seja dolar ou real,rs)

Junto com as primeiras peças adquiridas, vou comentar um pouco também sobre estampas, comprimentos e silueta para cada tipo de corpo. E se por acaso não mencionar o seu caso, me deixe um comentário que procuro responder todas as suas dúvidas.

PS: Acessórios não contam, porque na verdade eles complementam o look e são de gosto pessoal. Aqui procurarei seguir a linha clássica e trend.


Vamos lá, primeiras peças:




1- Terno clássico: É sempre bom ter um conjunto desses. Peep toes, na minha opinião, caem muito bem. Você pode usar separadamente cada peça também, um completo 2 em 1 (ou vice e versa.kk), de dia ou de noite.

2- Camisa social: Para as mais magrinhas, listras e modelos mais justos estão liberados, mas cuidado para não cair no vulgar. Se a camisa insiste em ficar "aberta" entre os seios, verifique se esse número de camisa é mesmo o seu, prove sempre um número maior pra certificar, senão apele para uma blusinha por baixo. Para as mais cheinhas, os modelos mais acinturados e lisos são sempre melhores.

PS: O seu corpo é divido em 3 partes: dos ombros até a cintura, da cintura até os joelhos e dos joelhos até os pés. Cada parte corresponde a 1/3.
O comprimento das camisas e blazers deve ser na linha dos quadris, o que vai equilibrar essa linha que normalmente é mais larga. Muito comprido pode te achatar e os muito curtos farão seu quadril parecer maior. Procure sempre modelos que definam a cintura.
Para as mangas, o tamanho deve ficar (com os braços abaixados) na altura do osso lateral do dedão (aquele antes de começar o dedo mesmo).

3- Saia Clássica: Não pode ser muito justa, nem muito folgada. Tem que seguir a linha das suas curvas. Se você tem os ombros mais largos que o quadril, opte por um modelo mais que tenha a parte de baixo mais aberta, assim a sensação é de que está tudo proporcional. Se você quiser aumentar essa região, estampas e detalhes como babados estão liberados (só cuidado com exageros). O comprimento é na altura do joelho. Deixe os modelos mais curtos para ocasiões mais informais.

4- Calça jeans ou casual: Seguem a mesma linha das saias. Se sua intenção é disfarçar o quadril é melhor escolher a boca da calça mais aberta, tem que formar uma linha entre o quadril e os pés. Os modelos skinny são indicados para as mais retas, pois acentuam essas formas.

5- Trench coat (Casaco): É um casaco básico e chique, combina com praticamente tudo. Você pode optar por modelos mais curtos (na altura do quadril) ou pelos maiores (um palmo acima do joelho). Eu prefiro os mais curtos, mas é que eu adoro calças mais justas e me acho um pouco baixa para os compridos. Enfim, tudo é uma questão de proporção a sua altura e gosto. Não há uma regra exata.




6- Dress: Escolhi um pretinho básico. Como tenho pouco quadril optei por um pouco de volume nessa região. Mas você pode seguir as regras anteriores como base para os vestidos também.

7- Day dress (vestido para o dia): Quis uma cor mais vibrante, porém um modelo mais clássico. Uma opção para várias ocasiões. Cintura marcada e na altura dos joelhos.

PS: Quanto eu digo ALTURA DOS JOELHOS é na verdade acima deles, ou seja, eles ficam a mostra com essas peças. Ok?

É isso por hoje, faltam ainda 3 peças para esse guarda-roupa básico. Próximo post incluo o que faltou e comento mais! ;)

2 comentários:

  1. Muito lega esse tipo de post, por mais que saibamos que peças classicas e simples são básicas acabamos comprando coisas por modismo ou em outros casos não sabendo combiná-las!
    bj

    ResponderExcluir